quinta-feira, 16 de julho de 2015

OUVINDO A VOZ DE DEUS. COMPREENDENDO E RESPONDENDO O CHAMADO


"E o jovem Samuel servia ao SENHOR perante Eli; e a palavra do SENHOR era de muita valia naqueles dias; não havia visão manifesta.

E sucedeu, naquele dia, que, estando Eli deitado no seu lugar (e os seus olhos começavam a escurecer, pois não podia ver),

E estando também Samuel já deitado, antes que a lâmpada de Deus se apagasse no templo do Senhor, onde estava a arca de Deus,

O Senhor chamou a Samuel, e disse ele: Eis-me aqui.

E correu a Eli, e disse: Eis-me aqui, porque tu me chamaste. Mas ele disse: Não te chamei eu, torna a deitar-te. E foi e se deitou.

E o Senhor tornou a chamar outra vez a Samuel, e Samuel se levantou, e foi a Eli, e disse: Eis-me aqui, porque tu me chamaste. Mas ele disse: Não te chamei eu, filho meu, torna a deitar-te.

Porém Samuel ainda não conhecia ao Senhor, e ainda não lhe tinha sido manifestada a palavra do Senhor.

O Senhor, pois, tornou a chamar a Samuel terceira vez, e ele se levantou, e foi a Eli, e disse: Eis-me aqui, porque tu me chamaste. Então entendeu Eli que o Senhor chamava o jovem.

Por isso Eli disse a Samuel: Vai deitar-te e há de ser que, se te chamar, dirás: Fala, Senhor, porque o teu servo ouve. Então Samuel foi e se deitou no seu lugar.

Então veio o Senhor, e pôs-se ali, e chamou como das outras vezes: Samuel, Samuel. E disse Samuel: Fala, porque o teu servo ouve.

E disse o Senhor a Samuel: Eis que vou fazer uma coisa em Israel, a qual todo o que ouvir lhe tinirão ambos os ouvidos."(1 Samuel 3:1-11)

Em tempos de tanto distração e entretenimento nem sempre é fácil ouvir a voz de Deus. E quando as pessoas se distanciam do Pai, quando a sociedade passa a dar mais valor aos seus próprios conceitos do que ao que já foi estabelecido pelo Criador, fica ainda mais difícil perceber quando Deus está fazendo um chamado pessoal.

Era isso o que estava ocorrendo nos dias de Eli, de modo que quando Deus chamou Samuel, que nunca tinha tido experiência alguma com Deus, não soube identificar a voz nem responder ao chamado. Precisou ser orientado pelo velho profeta, que há muito também não tinha mais seus momentos com Deus.

O interessante é que Deus ainda chama nos dias de hoje e ainda continua usando o mesmo procedimento.

Ele toca suavemente, sussurra ao seu ouvido ou incendeia o seu coração. Às vezes lhe acorda no meio da noite e deixa o seu coração inquieto. Então, Ele espera.

Espera que você de alguma forma entenda que Ele está aí, do seu lado, e quer conversar com você.

Ele está chamando, pois chegou a hora de vocês dois se conhecerem de verdade e Ele tem algo especial para a sua vida.

O que fazer?

Faça como foi ensinado a Samuel, coloque-se à disposição. Saia um pouco da confusão do dia a dia e dedique tempo para ouvi-Lo.

Diga apenas "Fala, Senhor, que teu servo escuta" e espere para ter a melhor conversa que você já teve em toda sua vida!



Nenhum comentário:

Postar um comentário