quinta-feira, 16 de julho de 2015

HÁ GIGANTES, MAS ELES PODEM SER DERROTADOS.



"Números: 13.25. Ao fim de quarenta dias voltaram de espiar a terra. 27. E, dando conta a Moisés, disseram: Fomos à terra a que nos enviaste. Ela, em verdade, mana leite e mel; e este é o seu fruto. 28. Contudo o povo que habita nessa terra é poderoso, e as cidades são fortificadas e mui grandes. Vimos também ali os filhos de Anaque. 30. Então Calebe, fazendo calar o povo perante Moisés, disse: Subamos animosamente, e apoderemo-nos dela; porque bem poderemos prevalecer contra ela. 31. Disseram, porém, os homens que subiram com ele: Não poderemos subir contra aquele povo, porque é mais forte do que nós. 32. Assim, perante os filhos de Israel infamaram a terra que haviam espiado, dizendo: A terra, pela qual passamos para espiá-la, é terra que devora os seus habitantes; e todo o povo que vimos nela são homens de grande estatura. 33. Também vimos ali os nefilins, isto é, os filhos de Anaque, que são descendentes dos nefilins; éramos aos nossos olhos como gafanhotos; e assim também éramos aos seus olhos.

...

14. 6. E Josué, filho de Num, e Calebe, filho de Jefoné, que eram dos que espiaram a terra, rasgaram as suas vestes; 7. e falaram a toda a congregação dos filhos de Israel, dizendo: A terra, pela qual passamos para a espiar, é terra muitíssimo boa. 8. Se o Senhor se agradar de nós, então nos introduzirá nesta terra e nos dará; terra que mana leite e mel. 9. Tão somente não sejais rebeldes contra o Senhor, e não temais o povo desta terra, porquanto são eles nosso pão. Retirou-se deles a sua defesa, e o Senhor está conosco; não os temais."

O objetivo de Deus com seus filhos não é apenas salvá-los, mas conduzi-los à posse da terra prometida.

Deus nos resgata, nos liberta da escravidão do pecado para que ao final herdemos a terra onde mana leite e mel, que Ele criou e preparou para nós, seus filhos.

Essa terra simboliza também a nossa vida particular, nossa profissão, nossa família, que entregamos ao inimigo por meio do pecado e atualmente pode estar ocupada e controlada por quem não deveria estar lá.

Vai muito além da salvação, que é a porta. Trata-se de vida plena, frutífera, como o Pai planejou desde o início.

No entanto, para conquistar a terra temos de passar pelo deserto, que é o meio usado por Deus para tirar de dentro de nós a vergonha do Egito, as marcas da escravidão.

No final dessa caminhada pelo deserto nos deparamos com a nossa terra prometida ocupada por gigantes. Eles são maiores e mais fortes do que nós... e nos assustam.

Se tentarmos enfrentá-los sozinhos, com nossas próprias forças, nós sucumbiremos. E nós sabemos disso.

Mas se nós confiarmos Naquele que nos libertou e que nos sustentou no deserto Ele nos levará a tomar posse da terra prometida.

Os gigantes sabem que estão ocupando indevidamente a terra e sabem que não podem contra Aquele que está nos conduzindo. Então, eles tentam nos assustar com ameaças, acusações e ardis para que nos esqueçamos de que já fomos libertos e de que se continuarmos na plena dependência de Deus as batalhas já estão vencidas.

Quando nos esquecemos de que a graça de Deus não apenas nos salva mas também nos sustenta e passamos a olhar para nossa capacidade humana os gigantes nos espantam e aí será preciso voltar ao deserto para entendermos que agora somos filhos e nos livrarmos da mentalidade de servos do pecado.

Mas quando compreendemos que os gigantes foram sujeitados a nós, colocados por Deus aos nossos pés, podemos avançar na certeza da vitória.

Os gigantes existem e estão lá, ocupando indevidamente algo que Deus preparou para você. Mas será o próprio Deus que vai te preparar para tomar posse da terra, pondo abaixo todos os gigantes que tanto te assombraram. Apenas confie e prossiga na dependência exclusiva do Pai.



Nenhum comentário:

Postar um comentário