quinta-feira, 16 de julho de 2015

O PREÇO DA GANÂNCIA

" Tiago: 5. 1. E agora, prestai atenção, vós, os ricos! Chorai e arrependei-vos, porquanto desgraças haverão de cair sobre vós. 2. Vossas riquezas apodreceram, e vossas roupas finas desvaneceram, roídas pela traça. 3. Vosso ouro e vossa prata, todos estão oxidados. E a ferrugem deles testemunhará contra vós e, assim como o fogo, vos devorará a carne. Tendes acumulado bens demais nestes últimos tempos. 4. Eis que o salário dos trabalhadores que ceifaram os vossos campos e que vós, desonestamente, deixastes de pagar está clamando por justiça; e tais clamores chegaram aos ouvidos do Senhor dos Exércitos. 5. Tendes vivido regaladamente sobre a terra, satisfazendo todos os vossos desejos, e tendes comido até vos fartardes, como em dias de festa. 6. Condenais e matais o justo, sem que ele tenha vos oferecido qualquer resistência."


" Mateus: 6. 19. Não acumuleis para vós outros tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e onde ladrões arrombam para roubar. 20. Mas ajuntai para vós outros tesouros no céu, onde a traça nem a ferrugem podem destruir, e onde os ladrões não arrombam e roubam. 21. Porque, onde estiver o teu tesouro, aí também estará o teu coração. 22. Os olhos são a lâmpada do corpo. Portanto, se teus olhos forem bons, teu corpo será pleno de luz. 23. Porém, se teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em absoluta escuridão. Por isso, se a luz que está em ti são trevas, quão tremendas são essas trevas! 24. Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará um e amará o outro, ou será leal a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mâmon."


Aqueles que têm por deus o dinheiro (Mâmon) se tornarão iguais a esse deus.
O dinheiro perecerá, assim como todos os bens que acumularmos nessa nossa vida. Tudo perecerá e se nosso coração estiver nesse tipo de tesouro nossa alma perecerá junto.
Podemos ver esse tipo de destruição e morte com muitas pessoas que ainda estão vivas, assim como em pessoas que têm morrido prematuramente ou após uma longa vida sem deixar qualquer legado. Pessoas que levaram uma vida totalmente sem sentido, vazia, e que se tornaram "sem vida" como o ídolo que escolheram cultuar.
Dinheiro não fala, não anda, não abraça, não consola. Dinheiro não tem valor em si próprio, mas apenas nas coisas que pode adquirir.
Assim se tornam as pessoas que o servem. Não falam mais por si. Não têm liberdade para andar. Não são capazes de abraçar e consolar. Perdem o valor de si mesmas e são consideradas pelas demais pessoas apenas pelos bens que adquiriram, por isso só atraem bajuladores e aproveitadores, que descartam a pessoa quando ela já não tem mais o que oferecer, como descartamos um bem que não tem mais utilidade.
Pessoas que olham para trás e só podem ver um rastro de ódio, exploração e destruição causado pela ânsia desenfreada de lucrar. E quando olham para frente percebem que o fim da linha chegou e agora não há mais tempo de recomeçar.
Quem tem sido o nosso deus, senhor das nossas vidas? Onde tem estado os nossos corações? Que legado deixaremos quando partirmos? E para onde nossa vida atual nos levará quando chegar a hora do acerto de contas?
É bom refletirmos sobre isso dia após dia, pois, como disse o próprio Tiago, não sabemos se nos será permitido levantar e caminhar no dia de amanhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário