sexta-feira, 16 de agosto de 2013

SALOMÃO PEDE A DEUS SABEDORIA.

Evandro Pereira

1 Reis 3:1-15

1 E Salomão se aparentou com Faraó, rei do Egito; e tomou a filha de Faraó, e a trouxe à cidade de Davi, até que acabasse de edificar a sua casa, e a casa do SENHOR, e a muralha de Jerusalém em redor.
2 Entretanto, o povo sacrificava sobre os altos; porque até àqueles dias ainda não se havia edificado casa ao nome do SENHOR.
3 E Salomão amava ao SENHOR, andando nos estatutos de Davi seu pai; somente que nos altos sacrificava, e queimava incenso.
4 E foi o rei a Gibeom para lá sacrificar, porque aquele era o alto maior; mil holocaustos sacrificou Salomão naquele altar.
5 E em Gibeom apareceu o SENHOR a Salomão de noite em sonhos; e disse-lhe Deus: Pede o que queres que eu te dê.
6 E disse Salomão: De grande beneficência usaste tu com teu servo Davi, meu pai, como também ele andou contigo em verdade, e em justiça, e em retidão de coração, perante a tua face; e guardaste-lhe esta grande beneficência, e lhe deste um filho que se assentasse no seu trono, como se vê neste dia.
7 Agora, pois, ó SENHOR meu Deus, tu fizeste reinar a teu servo em lugar de Davi meu pai; e sou apenas um menino pequeno; não sei como sair, nem como entrar.
8 E teu servo está no meio do teu povo que elegeste; povo grande, que nem se pode contar, nem numerar, pela sua multidão.
9 A teu servo, pois, dá um coração entendido para julgar a teu povo, para que prudentemente discirna entre o bem e o mal; porque quem poderia julgar a este teu tão grande povo?
10 E esta palavra pareceu boa aos olhos do Senhor, de que Salomão pedisse isso.
11 E disse-lhe Deus: Porquanto pediste isso, e não pediste para ti muitos dias, nem pediste para ti riquezas, nem pediste a vida de teus inimigos; mas pediste para ti entendimento, para discernires o que é justo;
12 Eis que fiz segundo as tuas palavras; eis que te dei um coração tão sábio e entendido, que antes de ti igual não houve, e depois de ti igual não se levantará.
13 E também até o que não pediste te dei, assim riquezas como glória; de modo que não haverá um igual entre os reis, por todos os teus dias.
14 E, se andares nos meus caminhos, guardando os meus estatutos, e os meus mandamentos, como andou Davi teu pai, também prolongarei os teus dias.
15 E acordou Salomão, e eis que era sonho. E indo a Jerusalém, pôs-se perante a arca da aliança do SENHOR, e sacrificou holocausto, e preparou sacrifícios pacíficos, e fez um banquete a todos os seus servos.

     Vamos orar: “Senhor, meu Deus, como é bom estar na tua casa para adorá-lo, para aprender mais da tua palavra e também para vivermos em comunhão com os demais irmãos, peço que o teu Espírito Santo esteja agindo nesta manhã em nossas vidas, nos dando entendimento da Tua palavra. Somos teus servos e cremos na tua santidade, no teu amor, na tua misericórdia e na salvação em Cristo Jesus. Sê conosco, é o que te pedimos, em nome de Jesus, Amém!
     Muito bem, meus irmãos!
     Logo de início, quero destacar aqui o versículo 3 deste texto, vemos que Salomão amava ao Senhor, andado nos estatutos/preceitos que seu pai – rei DAVI – o ensinou.
     A história narrada na bíblia nos conta que quando Salomão se tornou Rei, ele era ainda jovem, tinha aproximadamente 18 anos; depois de um tempo casou-se com a filha do Faraó do Egito. Neste meio tempo ele estava construindo a sua casa, a casa do Senhor e a muralha em torno de Jerusalém. Como ainda não estava edificada a casa do Senhor, Salomão tinha o costume de se deslocar até Gibeom que era o local mais alto ou monte mais alto para fazer sacrifícios, oferecer holocaustos e queimar incenso naquele altar – conforme versículos 1 e 2.
     De repente, em Gibeom – no período noturno, lá está Salomão tirando uma soneca, dormindo e Deus lhe aparece em sonhos fazendo uma pergunta ou uma afirmação? Vamos ler novamente o versículo 5... Dá pra perceber claramente que é uma afirmação e este Deus descrito aqui no texto é o mesmo Deus de Abraão, de Isaque, de Jacó, é o Deus que nós cremos, Ele é um Deus de afirmação e a mesma afirmação que Ele fez lá no passado, Ele está fazendo hoje pra nós: ”Pede o que queres que eu te dê.”
     E eu queria fazer uma pergunta pra você neste momento – (eu pergunto, Deus afirma). Qual seria a sua resposta se estivesse no lugar de Salomão? Já imaginou isto, esta noite você está lá dormindo, sonhando, e de repente você ouve de Deus esta afirmação. Qual seria a sua resposta?
     Normalmente, a gente nesta idade de Salomão - ainda bem jovem, sem muita experiência de vida, pensaríamos em muitas outras coisas (menos no que Salomão pensou), como por exemplo: um carro zero kilômetro, uma casa fantástica, uma viagem inesquecível, aquela mulher/namorada maravilhosa, um instrumento top de linha (músicos), ou seja, algo que satisfizesse a nossa própria vontade, o nosso próprio desejo, o nosso próprio ego.
     Mas olha só o que Salomão pediu pra Deus no versículo 9. Nada mais, nada menos que sabedoria e entendimento para poder agir com justiça perante o povo que ele iria governar.      Mas porque que ele pediu isto a Deus? A resposta está nos versículos 7 e 8 - porque Salomão tinha total consciência de que ele por si só não tinha competência para lidar com a situação, não tinha experiência necessária, era ainda um aprendiz no quesito governar, não se sentia preparado, mesmo sendo filho de um Rei grandioso como o Rei Davi.
     E quando Deus ouve o pedido do Rei Salomão, Deus se alegra. Se alegra porque Salomão não pediu riqueza, não pediu longevidade, não pediu a vida dos inimigos, mas pediu entendimento para agir com justiça perante o seu povo.
     Irmãos, tudo o que nós pedimos para Deus, gera uma consequência e quando pedimos da maneira adequada, da maneira correta, a consequência é maior do que esperamos ou imaginamos.
     Versículos 12 e 13 diz...
     Salomão pediu coisas que não se prendiam ao seu próprio ego, a sua própria vontade, a sua própria pessoa, mas pediu coisas que agregassem valores a todo o povo do seu reinado. Ele queria andar como o seu pai - Rei Davi, andou em verdade, justiça e retidão de coração – versículo 6. Agindo assim, Salomão sabia que seu reinado seria abençoado, vitorioso.
     Quantas vezes nós pedimos pra Deus sabedoria, entendimento, para abençoarmos o nosso próximo? Quantas vezes pedimos pra Ele fazer a vontade dEle na nossa vida, e não a nossa própria? Porque pedir pra nós mesmos, nós fazemos muito bem isto - já que é do nosso interesse, mas pedirmos para Deus nos capacitar para beneficiarmos outros, isto não é constante em nossas orações.
     E Deus deixa mais um recadinho para Salomão, veja no versículo 14.
     Foi assim que Salomão teve êxito no seu reinado, ele soube pedir a coisa certa pra Deus e além de seu pedido atendido, Deus lhe abriu portas, lhe concedeu bens, emoções, vida além do que ele próprio esperava.
     Naquele época se prestava holocaustos, sacrifícos com animais, hoje não necessitamos mais porque Jesus Cristo foi crucificado por nossos pecados.
     Deus está lhe afirmando hoje: ”Pede o que queres que eu te dê.”
     O que você tem pedido em suas orações? Riqueza? Fama? Dinheiro? Viagens? Casa com piscina? Carro 0KM? Será que isto é o mais importante? Ou você tem pedido para que Deus o abençoe para que você possa abençoar outras pessoas também...
     Que esta história de Salomão possa nos direcionar a pedirmos a coisa certa para Deus – sabedoria!
     Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário