segunda-feira, 19 de agosto de 2013

APRENDENDO COM HABACUQUE

Marcelo Luís de Souza Ferreira

Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado;
Todavia eu me alegrarei no Senhor; exultarei no Deus da minha salvação.
O Senhor Deus é a minha força, e fará os meus pés como os das cervas, e me fará andar sobre as minhas alturas. (Para o cantor-mor sobre os meus instrumentos de corda).”
Habacuque 3:17-19

           Hoje, amanhecemos tristes aqui em casa, eis que algo que esperávamos que acontecesse e que traria muita alegria a todos nós, teve seu curso interrompido por Deus.
           Ao refletir sobre o ocorrido foi inevitável lembrar de Habacuque e de sua memorável oração.
           O profeta, que no momento da tristeza e desolação de seu povo, em meio a todo sofrimento e opressão por que passavam, com a escravidão e o exílio, conseguiu ultrapassar a sua dor e enxergar além de toda prova e tribulação. Conseguiu enxergar Deus e encontrar Nele alegria, força e fé.
           Ao que tudo indica, Habacuque não vivenciou a vitória que Deus lhe assegurou que viria e que de fato acabou acontecendo com a libertação do povo e o seu retorno, livre, à sua terra. E talvez por isso seu texto seja tão lindo e tão importante. Ele nos ensina a simplesmente se alegrar no Senhor, a exultar pela mera companhia dEle durante a caminhada, independente do trecho que percorremos. Nos ensina a louvar a Deus tão somente pela Promessa, ainda que por meio dos nossos olhos carnais seu cumprimento pareça inatingível.
           Em suma, a caminhada com Deus é o que interessa!
           Nesse aspecto não dá para dissociar sua história da missão atribuída a Moisés. O ensinamento que Deus pretende nos dar é o mesmo.
           Moisés peregrinou com o povo judeu através do deserto por 40 anos, liderando e lidando com todos os problemas daquela infinidade de pessoas numa terra improdutiva, difícil de andar e cheia de perigos, apenas na promessa de entregar a esse mesmo povo uma terra de fartura.
           Moisés teve de suportar todas essas dificuldades por 40 anos, sofrendo pela dureza dos corações do seu povo, pela falta de fé e pela falta de disposição desse mesmo povo em obedecer Àquele que já havia demonstrado todo o Seu poder quando os libertou do Egito. Teve de assumir esse encargo por longos 40 anos quando o destino teria sido alcançado em 40 dias caso o povo tivesse ouvido os conselhos e as determinações passadas por Deus através do próprio Moisés.
           E o mais interessante disso tudo: Moisés não habitou a terra prometida. Conduziu todo o povo até ela, mas não entrou. Deus o levou ao alto de um monte para mostrar o cumprimento da promessa e o recolheu para Si.
           Não se vê nessa passagem qualquer revolta ou inconformismo por parte de Moisés. Pelo contrário. Ao ser recolhido por Deus, Moisés soube que sua missão estava satisfatoriamente cumprida. Ver qual seria a terra prometida foi um bônus, um presente a mais concedido pelo Pai.
           Moisés também já tinha entendido, desde que recebera o chamado através de uma sarça ardente, que o mais importante para ele era a caminhada com Deus, ainda que o resultado de todo o seu esforço apenas fosse usufruído pelas gerações futuras. Para ele, a companhia de Deus durante todos esses momentos difíceis, a possibilidade de conversar face a face com o Pai e estar diante da Sua glória compensavam todo o trabalho e o esforço que ele próprio sabia não ter condições físicas e mentais de executar e dispor sozinho.
           Nos dois casos, o conselho é o mesmo: exultar, se alegrar em Deus apenas pela Sua presença e pela sua companhia durante a jornada. Louvá-Lo, independente das circunstâncias e contra todos os prognósticos. Adorá-Lo, “ ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide”.
           Que Deus nos abençoe!

Um comentário:

  1. Parabéns pela página. Precisamos a todo momento recordar de que Deus tudo pode, tudo vê e em tudo age. Mesmo sem entender os desígnios, o nosso dever é dar Graças, louvar a Deus e sermos testemunhas da Graça Divina que habita em nossa vida.

    Por mais difícil que seja a compreensão, sabemos que somente Deus sabe o que é melhor para cada um de nós .

    Este Blog é direcionado pelo Espírito Santo, pois a correria do dia a dia nos impede muitas vezes de entender e viver os ensinamentos do Senhor...

    Parabéns por ser esta seta que leva ao Coração de Deus por meio da Palavra....

    Abraços em todos...

    Valéria Moreira

    ResponderExcluir