sexta-feira, 23 de agosto de 2013

A GRAÇA TEM DONO!

Pr. Daniel Marcio Ferreira Neves



...Maria,não temas porque achaste “graça” diante de Deus.”(Lc 1:30)




Entender a doutrina da graça é algo extremamente importante e faz bem relembrar esse presente. Esse chamado eficiente acontece quando o Espírito Santo age no coração da pessoa, a qual não consegue outra coisa senão obedecer.
A historia de Maria é muito própria para entendermos com clareza o que é a convocação divina. Maria, quando ouviu o anjo Gabriel dizer “Alegra-te, muito favorecida! O senhor é contigo” (Lc 1:28), levantou uma difícil questão quando disse: “não sou casada e nem conheci homem algum.” Mas a resposta do anjo Gabriel foi clara: toda ação é divina; “o Espirito Santo descerá sobre ti, e o poder de Deus te envolverá completamente e o ser que há de nascer do seu ventre será reconhecido por muitos, como Filho de Deus”(Lc 1:35)
É bom que saibamos algumas coisas, quando a “Dispensação da Graça”vem sobre a pessoa:
1º) ELA NÃO VÊ QUEM É A PESSOA! -Não é por merecimento pessoal. Deus, quando chama, Ele mesmo convence, separa e atrai. Vemos isso também quando Jesus encontrou Zaqueu. Não houve momento de duvida e nem tampouco foi postergado o encontro. O próprio Jesus disse: “Zaqueu desce depressa, hoje me convém pousar em sua casa.”(Luc 19:5)
Quando o chamado de Jesus vem, até mesmo um homem arrogante, vaidoso e prepotente como Zaqueu, não resiste e obedece. Quando Deus escolhe, Ele não observa se é alguém conhecido ou desconhecido na sociedade, nem mesmo se sabe muito ou pouco sobre Ele, pois não faz acepção de pessoas.
2º)SUA ESCOLHA É PESSOAL! -Na Galiléia existiam muitas mulheres, mas Deus quis dispensar sua Graça na vida de Maria. O chamado é pessoal, não é por grupo, por família nem por sobrenome. Em Hb 9:8 diz: “estes filhos de Deus não são propriamente os da carne, mas devem ser considerados como descendência os filhos da promessa.” Também em Jo 15:16 diz: “Não fostes vós que escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça...”
3º) E ACONTECE NO TEMPO DE DEUS! -Quando o Anjo Gabriel falou com Maria, a convocação era para aquela hora. Era urgente, necessária e intransferível. Quando Deus chama, Ele separa , santifica e publica. Ele não volta atrás e nem desiste da sua decisão. É irrevogável.
Vemos nesse acontecimento algo extraordinário, toda iniciativa não veio de Maria e sim de Deus, tanto é que ela ficou surpresa, e sentiu-se indigna quando proferiu seu cântico: “A minha alma engrandece ao Senhor, e o meu espírito se alegrou em Deus meu Salvador, porque contemplou na humildade da tua serva.”Lc 1:46-48).
Maria entendeu que a hora era aquela, e que seus méritos não eram excepcionais, mas Deus resolveu agir assim.


Nenhum comentário:

Postar um comentário