quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

SEJA VOCÊ UMA BENÇÃO!



Ora, o Senhor disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela, e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei.
Eu farei de ti uma grande nação; abençoar-te-ei, e engrandecerei o teu nome; e tu, sê uma bênção.”

Você já se deu conta de como nos sentimos bem quando ajudamos outras pessoas de forma desinteressada, sem nada esperar de volta?
Nessa época do ano somos impelidos por uma questão cultural a nos doarmos um pouco mais aos outros. Trocamos presentes, fazemos doações, participamos de campanhas beneficentes, auxiliamos desconhecidos, alimentamos necessitados... e, resultado: nos sentimos bem!
Mas sabe por que temos essa sensação? Porque abençoar o próximo nos aproxima de Deus e fazer isso sem esperar nada em troca nos permite sentir a presença de Deus e experimentar a Sua ação através de nossas vidas. É no momento em que nos tornamos meros instrumentos da vontade do Pai, admitindo a posição de servos, que experimentamos um pouco da Sua glória e somos por Ele acolhidos e tratados como filhos. E não há no mundo sensação melhor!
No momento em que decidimos abençoar outras pessoas nós mesmos somos abençoados.
Pena que no decorrer do ano nosso comportamento volte a ser egocêntrico e aí mergulhamos nos nossos problemas e nas nossas aflições pessoais – que de fato existem e são importantes, mas nos impedem muitas vezes de receber mais de Deus.
Então pensamos: “Como posso me preocupar com os outros se não consigo resolver meus próprios problemas? Se eu mesmo tenho tantas necessidades?”. E esse pensamento nos leva à omissão e ao distanciamento com relação aos problemas alheios.
O que não percebemos é que o comportamento egocêntrico nos afasta de Deus e impede a Sua ação em nossas vidas. E ao afastá-Lo de nós deixamos de permitir que Ele nos auxilie a enfrentar os nossos próprios problemas diários e nos dar a força necessária para seguir adiante, ultrapassando os obstáculos da vida.
Devemos abençoar a vida dos outros sempre, independente dos nossos problemas pessoais. Aliás, podemos experimentar mais da presença e da ação de Deus quando nos doamos mesmo em sacrifício, quando deixamos de lado nossas necessidades para atender a necessidade alheia.
Devemos abençoar os outros não apenas com nossos bens, suprindo necessidades materiais, mas principalmente com nossas orações (intercedendo junto ao Pai pela vida das outras pessoas), com nossas palavras (consolando os aflitos e levando a mensagem de esperança e restauração) e com pequenas ações (agradecendo, abraçando, ouvindo e sendo cordiais).
E devemos abençoar toda e qualquer pessoa que demonstre ter necessidade, sem escolhermos a quem devemos fazer o bem. Ou seja, devemos abençoar mesmo os nossos desafetos, pois são tão criaturas e filhos de Deus quanto nós.

Faça o teste! Experimente tornar essa prática algo constante em sua vida e observe o agir de Deus através de você. Abençoe e se permita ser abençoado por Deus!

3 comentários:

  1. Concordo com o seu texto Dr. Marcelo, realmente nós somos egoístas e às vezes só pensamos em nós e nos nossos problemas e aí não conseguimos enxergar que o nosso próximo pode estar passando por determinada situação e não consegue ver a saída e nós como cristãos temos a obrigação de, primeiro, ajudar pq aí sim conseguiremos ver que não existe problema maior que o nosso Deus.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o texto, meu caro irmão! Posso usá-lo para nosso boletim dominical? Abraços.

    ResponderExcluir